A IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO RENAL.

A IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO RENAL.
Sua saúde

| 14 de março de 2022

Nefrologistas são os médicos especializados em realizar diagnósticos e prescrever orientações para o tratamento renal.

Aliado a eles, é extremamente importante o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para que a abordagem médica seja realizada com êxito e segurança. Sem o apoio de outros profissionais de saúde, o tratamento se torna mais dificultoso.

Aqui na Nefroendócrino, os tratamentos renais e dialíticos são acompanhados por educador físico, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos para garantir uma atenção especializada e individualizada aos pacientes.

Os profissionais de educação física realizam exercícios supervisionados, que podem amenizar os desconfortos causados pelas consecutivas horas de sessões de diálise. Além disso, os exercícios promovem ganhos de força, resistência e flexibilidade na estrutura muscular como um todo. Contamos também com orientações acerca dos exercícios a serem feitos fora de nossa estrutura. Nosso objetivo maior é melhorar a qualidade de vida e a saúde de nosso paciente.

O Serviço Social tem como premissa medir a relação médico, paciente, família e é muito importante para a melhoria das condições de vida do paciente com DRC, visto que o seu processo de adoecimento traz alterações em sua vida cotidiana e envolvem procedimentos relacionados a fatores sociais, que não são realizados por nenhum outro profissional de saúde.

Uma equipe de enfermagem no tratamento renal é essencial para garantir um atendimento de excelência. Enfermeiros e auxiliares de enfermagem são fundamentais para acompanhar as sessões de diálise e suas possíveis intercorrências, para garantir o máximo de segurança durante os procedimentos. São esses profissionais que realizam tanto a orientação de pacientes e familiares recém-chegados quanto a assistência de pacientes renais crônicos.

O acompanhamento nutricional é primordial. Pacientes renais necessitam de um cuidado especial com a alimentação, já que a comida tem relação direta com o bom funcionamento dos rins.

Assistência psicológica, fundamental uma boa condição emocional. Esses profissionais auxiliam os pacientes na descoberta e aceitação da doença e, durante a realização do tratamento, nas questões emocionais.

👍Através da nossa equipe multidisciplinar, estamos preparados para lhe ajudar com tratamentos e orientações para que você viva com saúde e qualidade de vida. Conte sempre conosco!

Verifique os convênios atendidos.